Powered By Blogger

sábado, 10 de julho de 2010

Cibercultura e Produção de Conhecimento

Aldemir Garcia, Ana Bosi, Emília Barbarioli, Glaycon Araújo, Janete Suely, Martanézia Paganini, Rosani Siqueira

Quanto ao impacto da cibercultura e sua influência na mutação do saber e da educação, LEVY descreve algumas constatações:

A primeira que “há uma velocidade de surgimento e renovação de saberes savoir-faire(...)”.

A segunda: “diz respeito à nova natureza do trabalho, cuja parte de transações de conhecimentos não para de crescer (...)”.

A terceira constatação: “o ciberespaço suporta tecnologias intelectuais que amplificam, exteriorizam e modificam numerosas funções cognitivas humanas: memória, imaginação, percepção e raciocínio”.



A partir da discussão proposta por Pierre Lévy, também os questionamentos de Newton Duarte foram recordados.

Newton Duarte entende ser possível postular uma educação que fomente a autonomia intelectual e moral através justamente da transmissão das formas mais elevadas e desenvolvidas do conhecimento socialmente existente.

O curso de Especialização em Filosofia e Psicanálise é uma constatação dessas formulações (Pierre Lévy e Newton Duarte). Uma prova de que um conhecimento pode ser produzido por um grupo de pessoas de uma localidade que comungam de um interesse (filosofia e psicanálise), pesquisam na web, elaboram um texto sobre o conhecimento adquirido e o disponibilizam a todos que quiserem acessar num blog, que aqui foi construído para auxiliar no exercício do conhecimento e de sua transmissão, tendo como barreira apenas o idioma nessa aldeia global e virtual.

Assim sendo, vemos como prova o crescimento do ensino à distância, uma modalidade que altera as relações tradicionais de ensino-aprendizagem, tais como: os espaços não só físicos e presenciais, mas virtual e a distância nesse processo e a relação professor aluno. É necessário uma série de adaptações e modificações, há pontos de vistas favoráveis e contrários a esse novo paradigma, mas só quem está vivo pode desfrutar de ser contrário ou a favor, por isso o convidamos a se posicionar, a contribuir postando sua contribuição neste blog, mais um Rhizoma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário