Powered By Blogger

sábado, 10 de julho de 2010

Cibercultura


A cibercultura é a relação entre as tecnologias digitais e a cultura, característica da sociedade contemporânea. As novas tecnologias, marcadas principalmente pela internet, alteraram a comunicação. Com a atribuição de um novo sentido para o tempo e o espaço, elas proporcionam às trocas sociais a velocidade de um click e a proximidade característica do mundo conectado pela rede.


A transformação espaço-temporal contemporânea, impulsionada pelo advento das novas tecnologias e pela crise dos meta-discursos da modernidade, vai caracterizar aquilo que o sociólogo francês Léo Scheer identificou como a "civilização do virtual" . O paradigma digital e a mutação de espírito e mentalidade, advindas da falência do pensamento sociológico clássico, se conjugam formando essa (nova) civilização.

Essa civilização virtual dá exemplos todos os dias de seu vitalismo: telefones celulares, "pagers", música (e festas) "tecno", próteses e implantes, engenharia genética; sem falar na informática popular, com os micro-computadores, consoles de jogos, CD-Rom multimídia, e a Internet. A efervescência da Internet e suas comunidades virtuais, mostram a existência de uma verdadeira "agregação eletrônica", espécie de socialidade compartilhada através das tecnologias digitais. A Net exprime bem esse espírito do tempo . Vemos se constituir, com a cibercultura da civilização do virtual, aquilo que chamei de "ciber-socialidade" .

Fonte: http://www.universia.com.br/materia/materia.jsp?id=5649

Um comentário:

  1. De fato, há um certo estranhamento quando tentamos entender a civilização do virtual. A cibercultura, também, desempenha importante papel na constituição e manutenção da sociedade do controle, do isolamento, do individualismo, da impotência. Na verdade, um paradoxo da pós-modernidade.

    São leituras que fazemos.

    ResponderExcluir