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quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Modelo Sofista x Metodologia na EAD

Disciplina: METODOLOGIA EM EDUCAÇÃO ABERTA E À DISTÂNCIA (EAD)
Aldemir Garcia, Aloisio Carlos da Silva, Ana Maria Bosi, Emília Barbarioli Gonçalves, Glaycon Araújo, Janete Suely Silva, Martanézia Paganini e Rosani Siqueira


Comparando o Modelo Sofista com a proposta de ensino na Modalidade EAD.
A postura sofista apóia-se na retórica como método de divulgação do saber. Nessa postura, o saber está localizado na pessoa que discursa, o sofista. Aos ouvintes, constituintes da plenária, cabe receber os conhecimentos. Os objetivos centrais dos sofistas são seduzir grandes grupos, e ao final garantir que haja consenso e adesão de idéias, assim como comprometer-se com a opinião da plenária e não com a verdade. Aqui, o que realmente precisa ser “ensinado”, ou transmitido, são os valores partilhados pela sociedade.

O modelo tradicional de educação assemelha-se muito ao modelo sofista, já que no primeiro os professores detêm o saber e são os únicos responsáveis por transmiti-lo. A transmissão é dirigida, de modo geral a grupos de alunos, que se acredita não possuir o conhecimento. Nesse sentido, pressupõe-se que o saber está com o sábio/mestre e precisa ser adquirido por aquele que não o possui. Sendo assim o saber é algo que pode ser adquirido e o será através da transmissão, por meio de exposição de idéias, em que o estudante deve se colocar na posição de receptor enquanto o mestre um hábil orador. O bom mestre, nessa perspectiva, é aquele capaz de manter o silêncio necessário para a apropriação do conhecimento e faz transposição didática, “traduzindo” os conceitos para os estudantes.
Os dois modelos procuram provocar reações prazerosas nos espectadores, utilizando técnicas de sedução a fim de transmitir conhecimentos. Aqui a presença do orador/professor torna-se indispensável. É ele que induz o espectador por meio de sugestão à reprodução do pensamento.

Ao longo da história pode-se observar vários exemplos em que grandes multidões foram e são seduzidas por habilidosos oradores, como forma de garantir coesões no modo de pensar e agir. Citamos aqui o período de Hitler na Alemanha, casos de fanatismo religioso que provocam suicídio coletivo, autores que seduzem pela escrita e vendem milhões, entre outros.


Contrapondo aos modelos citados, o método da Educação Aberta e à Distância (EAD) propõe que o saber não está localizado na figura do mestre, desta forma, não é objetivo a transmissão de conteúdos, mas a construção de conhecimento pelos envolvidos no processo de aprendizagem. Por isso a organização em pequenos grupos para discussão que proporcionam construções individuais e coletivas.

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