Powered By Blogger

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Modelo Socrático x Metodologia na EAD


Disciplina: METODOLOGIA EM EDUCAÇÃO ABERTA E À DISTÂNCIA (EAD)

Aldemir Garcia, Aloisio Carlos da Silva, Ana Maria Bosi, Emília Barbarioli Gonçalves,
Glaycon Araújo, Janete Suely Silva, Martanézia Paganini e Rosani Siqueira

Comparando o Modelo Socrático com a proposta de ensino na Modalidade EAD

Para Sócrates, é impossível ensinar algo que o outro já não saiba. Para ele o conhecimento se dá por uma rememoração. Sendo assim, é algo que já possuímos, mas que está esquecido, podendo ser rememorado.
No método socrático, o trabalho apóia-se no diálogo, que se realiza com pequenos grupos, em geral uma pessoa de cada vez e, a busca é para que o interlocutor elabore de forma própria o conhecimento. O diálogo baseia-se no método da Maiêutica que consiste em três momentos: Primeiro a negativa; segundo a ironia; e, por fim a produção de um novo saber. Nesta proposta não há coisa alguma que realmente deva ser ensinada, já que cada um possui, em si mesmo, o conhecimento e o saber.
A metodologia da Educação Aberta e á Distância (EAD) se aproxima da proposta de Sócrates no pressuposto do diálogo. No que diz respeito à idéia de reminiscência, a EAD se diferencia, já que parte de um pressuposto de que o conhecimento é produzido historicamente, e não está pronto no sujeito, precisando apenas ser “parido”.
Assim, o professor que atua com a metodologia EAD precisa sempre estar alerta a dialogar com seu aluno, abdicando do lugar de detentor do saber. O objetivo do professor não é transmitir conhecimento, mas questionar e levantar dúvidas para que o aluno possa buscar respostas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário